IQF – Índice de Qualidade do Feno

Como uma forma de padronizar a qualidade do feno, foi criado o IQF, em parceria com a EsalqLab, que determina com precisão o valor nutricional de cada lote produzido.

Entre as vantagens do índice, estão:

  • Saber exatamente qual a origem de produção, safra, corte e composição daquele feno, e o local onde ele está armazenado, gerando rastreabilidade total e proporcionando uma escolha muito mais assertiva.

A Feno Visual leva os padrões muito a sério: entregamos a CERTEZA do VALOR NUTRICIONAL requerido pelo cliente.

Programa CERES

A Feno Visual é a primeira empresa produtora de feno do país a aderir ao Programa Ceres, de Classificação de Qualidade de Forragens.

Construído em parceria com a EsalqLab e com chancela da SAS Certificadora, o CERES é mais uma garantia dada ao cliente ou criador.

Certificado de Qualidade

Além de dois índices em parceria com a EsalqLab, no processo interno da Feno Visual os critérios também são rigorosos.

Cada lote da Feno Visual passa por uma análise criteriosa, tendo seu índice de qualidade calculado. A partir daí, recebe o Certificado de Classificação, de acordo com suas características, o IQF para feno ou IQPS para Pré-Secado.

Este certificado apresenta as principais variáveis do produto: seu resultado é analítico e o cálculo final de seu índice é o resultado final de uma somatória de 5 variáveis.

O cálculo do IQF

Confira as 5 variáveis utilizadas para calcular o IQF:

VARIÁVEL DESCRIÇÃO PONTUAÇÃO PESO VARIÁVEL
Matéria seca (MS), % da MN Massa remanescente após secagem da amostra. Importante na preservação do material. O teor ótimo considerado é acima de 90% (100 pontos). Valores inferiores são penalizados. 50 a 100 25%
Fibra em
Detergente neutro (FDN), % da MS
Representado pela soma dos componentes que constituem a fibra. Pontuação máxima atribuída a valores inferiores a 60% 50 a 100 20%
Digestibilidade da
FDN, % da FDN
Porção digestível da FDN. Extremamente importante na formulação de dietas.
Pontuação máxima atribuída a valores superiores a 60%.
50 a 100 15%
Proteína bruta,
% da MS
Composta por componentes nitrogenados, sendo alguns deles essenciais. Pontuação máxima a valores acima de 22%. 50 a 100 30%
Proteína insolúvel
em detergente
ácido (PIDA), % da PB
Porção indigestível da proteína. Pontuação máxima atribuída a valores inferiores a 7%. 50 a 100 10%